BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

domingo, 16 de julho de 2017

Uso do gerúndio da Redação



O gerúndio é uma forma nominal bastante útil, mas seu uso indiscriminado pode comprometer os períodos ou tornar a leitura cansativa, assim como na imagem desta postagem. Além disso, são muito comuns os erros em relação a essa forma verbal, principalmente quando se começa um período com o gerúndio, continuando ou trazendo a consequência do período anterior. Exemplo: "Várias queixas foram registradas. Fazendo com que os responsáveis tivessem que tomar algumas atitudes". O adequado seria manter no mesmo período, separando apenas com vírgula, ou não usar o gerúndio, como: "Várias queixas foram registradas, assim os responsáveis tiveram que tomar algumas atitudes". 
Bem, é isso, ferinhas!

Fiquem ligados, pois estão abertas as matrículas para a turma da noite da isolada de redação. Início previsto para 18 de julho, das 19 às 21h. E ainda há vagas para a turma do sábado, das 12h30 às 14h20.
Liga lá: 3090-5029

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!