BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

sábado, 15 de julho de 2017

Cuidado com ONDE


A dica hoje é sobre ONDE, mas não iremos entrar agora no mérito da distinção ONDExAONDE. 
Um problema muito comum é que as pessoas acabem usando ONDE para ligar orações que às vezes nem tem como ser ligadas com um pronome relativo ou mesmo uma conjunção. No exemplo da imagem da postagem, poderíamos separar em dois o período: "Com isso, muitas vezes acaba empregando como uma conjunção neutra, que se encaixa em qualquer situação. Isso prejudica a nota do candidato na redação." O ISSO já desempenha papel coesivo suficiente.
Há também o problema do uso do relativo ONDE em situações em que o termo retomado não representa lugar.
"A instituição social mais importante na vida da criança é a família, ONDE ele aprenderá noções iniciais de certo ou errado."
Nesse caso, o correto seria usar NA QUAL ou EM QUE, pois família não é um espaço físico.
"A segunda instituição social mais presente é a escola, ONDE o contato com pessoas fora do âmbito social promove a socialização". Nesse caso, em que ou na qual também caberiam, mas o onde está sendo usado adequadamente, pois a escola, além de instituição, é um lugar físico.
É isso, galera!
Vocês estão preparados para a redação? Estamos a poucos meses da prova do Enem e outros vestibulares!
Fiquem ligados, que ainda há vagas na turma de redação aos sábados, das 12h30 às 14h20. E a turma da noite, nas terças, das 19h às 21h, começa dia 18 de julho!
Liguem pro Squadrão Aula Show e garantam sua preparação! F: 3090-5029
#redação #enem #squadrão

keywords: enem, dúvida, gramática, onde, redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI