BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A redação do Enem 2013-2 - Estrutura básica

Estrutura do Texto Dissertativo-argumentativo


Nesta segunda postagem sobre a dissertação, vamos falar um pouco sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

A composição básica e lógica do texto dissertativo-argumentativo é:

Introdução: Apresenta a ideia que vai ser discutida, a tese a ser defendida. Cabe à introdução situar o leitor a respeito da postura ideológica de quem o redige acerca de determinado assunto, pois o tema fornecido sempre é mais ou menos amplo e dá margem a várias abordagens. Portanto a introdução vai delimitar o aspecto do tema a ser tratado ao longo do texto. É importante que todas as ideias apresentadas ao longo do texto estejam relacionadas com o que foi apresentado na introdução. Existem várias formas de fazer a introdução, que serão explicadas mais adiante.

Desenvolvimento: Desenvolve a tese, apresentando cada um dos argumentos ordenadamente, analisando detidamente as ideias e exemplificando de maneira rica e suficiente o pensamento. Nele, organizamos o pensamento em favor da tese. Cada parágrafo (e o texto) pode ser organizado de diferentes maneiras: estabelecimento das relações de causa e efeito - motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ consequências, efeitos, repercussões, reflexos; estabelecimento de comparações e contrastes - diferenças e semelhanças entre elementos (de um lado, de outro lado, em contraste, ao contrário); enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.

Conclusão: Retoma ou reafirma todas as ideias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posição acerca do problema, da tese. É também um momento de apresentar a proposta de intervenção social, ou de retomá-la caso já tenha sido feita.

ð Ainda com relação à estrutura do texto dissertativo, convém acrescentar os aspectos visuais:

Ø  Ficar atento à distribuição de linhas por parágrafo – introdução e conclusão devem ser menores que o desenvolvimento.
Ø  Fazer parágrafos distando mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.
Ø  Não pular linha entre os parágrafos.
Ø  Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.
Ø  Evitar rasuras e borrões. Caso o aluno erre, ele deverá anular o erro com um traço no meio da palavra entre parênteses, apenas.
Ø  Apresentar letra legível, tanto de forma quanto cursiva.
Ø  Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
Ø  Jamais exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos.

Ø  Não desenhar, assinar ou rabiscar na folha de redação.


Por hoje é só!

Bons estudos.

Prof. Diogo Xavier
:)

tags: redação - enem - texto dissertativo-argumentativo - estrutura - introdução - desenvolvimento - conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!