BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A relação entre a literatura e a realidade


     A literatura é uma forma de arte que se utiliza da escrita como matéria-prima. Podemos considerar a literatura, enquanto expressão artística, como ficção, que seria uma criação fantasiosa, imaginária. Porém, mesmo sendo uma criação, “saída da cabeça de alguém”, a literatura pode ter uma profunda relação com a nossa realidade, externa à obra literária. Nesse caso, podemos entender a literatura como uma criação em que o autor faz uma leitura particular e (geralmente) original da realidade. Na realidade interna, aquela que se passa dentro da obra, podemos sempre identificar uma visão ou uma perspectiva diferente da nossa realidade, o ponto de vista do autor.
     Para alguns é difícil aceitar essa relação íntima entre a realidade da obra e a nossa realidade ao se depararem com obras em que a fantasia atinge um alto grau. Exemplos claros são a série Harry Potter ou O Senhor dos Anéis. Criaturas estranhas, feiticeiros, almas, espectros, etc. são alguns dos elementos fantasiados nessas obras. Ainda assim podemos dizer que há, contida nessas obras, a visão dos autores a respeito de nossa realidade. Quando olhamos mais profundamente para essas obras, podemos ver temas como o amor, a amizade, a traição, a maldade, a luta pelo poder, temas esses que não se distanciam de nossa realidade.
     Outro exemplo que podemos dar é o da obra machadiana Memórias Póstumas de Brás Cubas, em que o narrador conta suas memórias após sua morte através de um “processo extraordinário” que ele prefere não descrever. Apesar do tom de fantástico, a obra descreve através das personagens o homem e a sociedade do século XIX, aliás, temas como o adultério, a falsidade, o relacionamento por interesse, entre outros não deixaram de existir em nosso século, muito pelo contrário, continuam se manifestando. Se a proposta da escola realista, de que Machado de Assis faz parte, é tentar mostrar a realidade tal qual ela é, o fato de um defunto contar sua história não exclui a relação da obra com a realidade.
     Dessa forma, a leitura de obras literárias pode nos ajudar a compreender melhor a nossa relação com o mundo, com a sociedade, com nossa realidade, e até com nós mesmos, uma vez que a elas nos mostram diferentes perspectivas da realidade, que nos fazem refletir, questionar, e em alguns casos, desconstruir e reconstruir nossos conceitos.

Diogo Xavier
Recanto das letras - publicado em 11-05-2008


tags: literatura, realidade, teoria literária, ficção

2 comentários:

  1. De fato, mais do que correto... valendo lembrar das obras de C.S Lewis

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Os diversos tipos humanos (o egoísta, o bravo, a pura, a meiga, o avarento, o ambicioso, etc.) e as representações de valores diversos são evidentes nas Crônicas de Nárnia.

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!