BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sábado, 30 de julho de 2011

ETIMOLOGIA - Aluno

Primeiro, vamos nos familiarizar com o termo "etimologia".

e.ti.mo.lo.gi.a
s. f. Gram. 1. Estudo da origem e formação das palavras de determinada língua. 2. Origem de uma palavra ou vocábulo; étimo.
Fonte: dicionário Michaelis.

Portanto, em postagens como essa, vamos tentar descobrir a origem de certas palavras e, se possível, tentar entender as relações de sentido que criaram outros significados para esses termos ao longo do tempo.
Vamos à primeira palavra:

ALUNO

Significado: s. m. 1. O que recebe instrução em colégio, liceu ou escola superior. 2. Aprendiz, discípulo, educando.
fonte: dicionário Michaelis.

Etimologia: (Houaiss) lat. Alumnus, i "criança de peito, lactente, menino, aluno, discípulo", der. do verbo alére "fazer aumentar, crescer, desenvolver, nutrir, alimentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer etc."; ver alt-; f.hist. 1572 aluno, 1572 alumno.



Ou seja, aluno é aquele que está sendo nutrido, desenvolvido, fortalecido, para etapas atuais e posteriores de sua vida.
Obs.:
Há décadas que se espalha o mito de que o vocábulo 'aluno' teria o significado de "SEM LUZ", como na ideia de "tábua rasa", que precisa ser preenchida. Com a internet, ele se espalhou mais rapidamente. 


Seguindo esse raciocínio, o "a" seria negação, e "lumnus" significaria luz. De fato, "lumnus" para quem não procurar mais atentamente é bastante semelhante a LUZ, porém, em Latim, luz é LUX (FIAT LUX = FAÇA-SE A LUZ), LUCE, LUCIS, LUMEN, LUMINIS (e NÃO lumnus). Já vimos que alumnus vem do verbo alere, que significa amamentar, desenvolver.


Enfim, muitos professores e pedagogos, em palestras e até mesmo em livros, caem nessa pegadinha, lutando contra o uso desse termo e propondo a substituição por ESTUDANTE, inclusive para se contrapor às metodologias tradicionais de ensino, segundo as quais o aluno vai à escola 'vazio' de conhecimentos e ao professor caberia preencher. A palavra ALUNO, dessa forma - equivocadamente - passou a ser símbolo da educação tradicional, "ultrapassada".




Grande abraço a todos e até a próxima.


Professor Diogo Xavier




tags: etimologia, aluno, alumnus, sem luz, linguística, curiosidade


*editado em 12 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!