BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tipos de predicado - Orações adverbiais - Adjunto adverbial ... Sutilmente - Nando Reis e Samuel Rosa

Quem quiser simplesmente saber o conceito de predicado e suas classificações com exemplo, sugiro o seguinte site ou muitos outros disponíveis na grande rede. Da mesma forma, é bem fácil achar explicações na internet a respeito das orações adverbiais e dos adjuntos adverbiais. Inclusive, no arquivo do Minha Língua e Eu, há uma postagem diferenciando adjunto adnominal e adverbial.
O que proponho nesta postagem é a contextualização de alguns itens gramaticiais, ou seja, o desafio de identificar as descrições dos manuais gramaticais onde a gramática realmente acontece: no texto - seja ele oral ou escrito - E por texto entendemos: uma manifestação linguística intencional que possui um interlocutor e que acontece nas práticas sociais. É um desafio porque a língua é viva e nem sempre as descrições (ou prescrições) dos manuais de gramática se "encaixam" nas sentenças produzidas no uso cotidiano da língua. A estrutura sintática da música é bem repetitiva, por isso a análise de um verso se aplica a quase todos os outros.
Sem mais delongas, vamos à música e às considerações.
OBS.: caso queiram a letra sem a poluição visual que fiz, é só entrar em

Sutilmente - Composição: Nando Reis e Samuel Rosa

 E quando eu estiver triste  Predicado  nominal: o verbo "estiver", neste e em muitos outros versos, faz a ligação do sujeito com o seu estado (predicativo).
Simplesmente me abrace    Predicado verbal: "abrace" indica uma ação e é o núcleo do predicado. O sujeito está oculto: VOCÊ.
Quando eu estiver louco   
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo      Oração subordinada adverbial temporal [verbo: estiver] - acrescenta circunstância de tempo à oração principal (próximo verso)
Suavemente se encaixe      Oração principal [verbo: encaixe]

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace    SIMPLESMENTE - adjunto adverbial de modo. A maior parte [não todas] das palavras terminadas em -MENTE, exercem a função de adjunto adverbial de modo.
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce

Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não  Não me propus a falar das orações substantivas, mas não custa nada: "que não me mate" é uma oração [verbo: mate] que exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal [SUPLICO]. Como a classe gramatical que costuma ser empregada como objeto é o substantivo [ou palavra correspondente], e como a função exercida é de objeto direto, classificamos essa oração como subordinada substantiva objetiva direta.
Dentro de ti, dentro de ti    DENTRO DE TI: adjunto adverbial de lugar e acrescenta essa circunstância ao verbo MATE.

Mesmo que o mundo acabe, enfim   Oração subordinada adverbial concessiva, acrescenta circunstância ao verbo MATE na estrofe anterior. A concessão se manifesta como um obstáculo, mas não impede a realização do que é proposto pela oração principal [não me mate].
Dentro de tudo que cabe em ti    É semelhante a "dentro de ti", da estrofe anterior, porém possui uma 
oração adjetiva caracterizando a palavra TUDO.

  Eu gostaria de abrir uns parênteses a respeito das orações adverbiais. Na maioria das gramáticas, essas orações possuem 9 classificações: causal, consecutiva, condicional, consecutiva, conformativa, comparativa, final, proporcional e temporal.
Ao analisar a frase "Moro onde o vento faz a curva", contatamos que há uma oração adverbial [onde o vento faz a curva].
Mas qual é a classificação dessa oração adverbial? Na maioria das gramáticas, não há nenhuma referência a um oração adverbial que acrescente circunstância de lugar. Constatei isso dando aula sobre essas orações hoje [8ª série] e iria lançar esse questionamento aos alunos para discutirmos juntos, porém a aula acabou antes. Busquei na internet e vi que alguns [poucos] gramáticos acrescentam a classificação de ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL LOCATIVA, assim como existe, segundo eles, a oração adverbial MODAL (indica modo). Ex.: Ela se divertiu ZOANDO O IRMÃO ou João fala SORRINDO.

Pois bem, as orações adverbiais, portanto, são 11, com a inclusão das modais e locativas.

Como eu disse, aplicar as gramáticas normativas às manifestações reais é, muitas vezes, um desafio.
Abaixo, o videoclipe da música cantada por Skank:



 Abraço a todos
Prof. Diogo Xavier

TAGS: orações subordinadas adverbiais e substantivas, adjunto adverbial, tipos de predicado, gramática, língua portuguesa, sintaxe, Nando Reis, Samuel Rosa, Skank

Um comentário:

Tem opinião? Então escreva!!!