BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sábado, 19 de junho de 2010

A todos os professores e alunos - un poquito de tanta verdad

Assisti recentemente a um documentário que, além de chocar bastante, me fez refletir bastante sobre muitas e muitas coisas. O título do documentário é "Un poquito de tanta verdad", e mostra eventos ocorridos em 2006 no estado de Oaxaca, no México (leia-se oarraca) (a capital possui o mesmo nome, segundo o Wikipédia). Todo um conflito entre população e o governo de Ulises Ruiz se iniciou com uma greve dos professores por melhores condições de trabalho e salário. Daí o povo tomou rádios, que foram destruídas ou recuperadas à força pelo governo. O que mais choca é que, no século XXI, ainda ocorram tanta repressão explícita sobre o povo. Além disso, a manipulação das informações pela mídia é absurda e gritante, nos fazendo refletir sobre a nossa "digníssima" impressa. A prova é tal que pouco se soube ou sabe a respeito dos ocorridos em Oaxaca; só houve uma certa repercussão quando um jornalista americano foi morto pela polícia estadual.



Cito um artigo do Wikipédia que diz que:
Desde Maio de 2006, o povo do Estado de Oaxaca, México, vive dias de insurreição e organização popular por melhores condições sociais. Em contrapartida, também é o cenário de um estado de violência e repressão política, que já resultou em muitos feridos e mortos.

O início deste processo data de 22 de maio, durante manifestações de professores que exigiam aumentos salariais e melhores condições de ensino, entre elas uma marcha de 70 mil pessoas. Em resposta à reivindicação da categoria, o governador Ulises Ruiz Ortiz adotou a tática da repressão contra os professores. No dia 14 de junho, a polícia desempenhou uma ação contra os manifestantes que acampavam no centro da cidade de Oaxaca.

A ação policial causou indignação no povo de Oaxaca. Camponeses, indígenas e diversos outros setores da sociedade aderiram aos protestos. A partir daí, foi formada a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), composta inicialmente por mais de 340 organizações, e que ocupa as ruas da cidade por causas de âmbito bem mais amplo que as iniciais reivindicações dos professores. O povo tem ido às ruas, levantado barricadas para proteger-se da Polícia Federal Preventiva (PFP) e manter a ocupação popular. Manifestações têm sido realizadas com participação de centenas de milhares de pessoas. Dentre as causas, o povo exige principalmente a destituição de Ulises Ruiz do cargo de governador.
A APPO reivindica que Oaxaca seja gerida pelo próprio povo, através de assembléias populares.

Durante os ataques contra as movimentações dos povos de Oaxaca, o ativista do Centro de Mídia Independente de Nova Iorque, Bradley Roland Will, foi morto, atingido com um tiro no peito quando filmava o ataque de grupos paramilitares contra populares oaxaquenhos.

O presidente mexicano Vicente Fox e o governador Ulises Ruiz estão enviando milhares de policiais para restituir o poder estatal

Para mais informações, acessem: http://www.radiolivre.org/node/3214

Confira o documentário no Youtube (em 9 partes): http://www.youtube.com/results?search_query=un+poquito+de+tanta+verdad&aq=f

 Ou compre o documentário aqui: http://www.corrugate.org/videos/online_video_purchase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!