BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Feito nas coxas? Origem da expressão

As primeiras telhas colocadas nos telhados das casas no Brasil eram feitas de argila e eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido aos diferentes tipos de coxas.

 Daí a expressão: fazendo nas coxas, ou seja, de qualquer jeito.

3 comentários:

  1. Será que os feudais e coronéis da época não se ligavam meu? Pra tu ver que a produção era mais importante que a qualidade, ô povinho que sofreu... E ainda sofre.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade, dessa eu não sabia. Informação é sempre válida.
    Bjs
    att: Claudinha

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia dessa... para mim é uma curiosidade. Informação sempre é válida. bjs
    att: Claudinha

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!