BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Nem luxo nem lixo - fonema e letra

Letra e fonema - na música

Mais uma postagem do tipo "todo-mundo-sabe-mas-não-lembra". Veremos aqui uma diferença básica entre letra e fonema. Posso afirmar de antemão que ambas constituem a célula da palavra. O que é célula? Em termos biológicos, é a menor unidade viva que compõe os seres-vivos. Pois a letra e o fonema são as menores unidades constituintes da palavra.

Fonema é a menor unidade sonora que forma a palavra. Ele serve para, além de constituir a própria palavra, diferenciar uma de outra. Posso exemplificar com ditados e suas corruptelas:

* Quem não deve não teme. (quem não deve não treme)
* Quem tudo quer tudo perde.  (quem tudo quer tudo pede)

Houve uma mudança significativa de sentido entre o ditado e sua alteração, sobretudo no segundo. E tudo isso graças a um som - o acréscimo ou a retirada dos sons representados pela letra R. Outro exemplo é o da música Rosebud, de Lenine. Ele faz um jogo com as palavras "Dolores" e "dólares" (mudança de um fonema e alteração da posição da sílaba tônica) e "verbo" e "verba"(mudança de um fonema).

Letra, para ser breve, é o correspondente gráfico (escrito) do fonema. É a representação escrita dos sons que formam a palavra.

Vamos agora, ao que interessa: o título dessa música é construído pela troca de um fonema por outro ("U" e "I")




Nem Luxo, Nem Lixo

Rita Lee

Como vai você?
Assim como eu
Uma pessoa comum
Um filho de Deus
Nessa canoa furada
Remando contra a maré
Não acredito em nada
Só não duvido da fé...

E como vai você?
Assim como eu
Uma pessoa comum
Um filho de Deus
Nessa canoa furada
Remando contra a maré
Não acredito em nada
Não!
Até duvido da fé...


Não quero luxo nem lixo
Meu sonho é ser imortal
Meu amor!
Não quero luxo nem lixo
Quero saúde prá gozar no final
Luxo! Lixo!
Meu sonho é ser imortal
Meu amor!
Não quero luxo nem lixo
Quero saúde prá gozar no final...


Não quero luxo nem lixo
Meu sonho é ser imortal
Meu amor!
Não quero luxo nem lixo
Quero saúde prá gozar no final
Luxo! Lixo!
Meu sonho é ser imortal
Meu amor!
Luxo nem lixo
Quero saúde prá gozar no final...

E como vai você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!