BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

terça-feira, 17 de novembro de 2009

REDAÇÃO - Enem e outros vestibulares

Devido à proximidade das provas de vestibulares por todo o país, além do Enem, farei algumas considerações a respeito das provas de redação.
Vou mostrar os principais aspectos gerais observados nas redações dissertativas em geral (dissertação e carta argumentativa):

Aspecto estético


a) legibilidade da letra - Letra ilegível atrapalha o entendimento do texto. Tanto letra de forma como cursiva são permitidas, devendo haver o cuidado de diferenciar bem as maiúsculas e minúsculas e não misturar estilos de letra.
b) paragrafação - O texto propriamente dito divide-se em três partes logicoestruturais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa divisão é evidenciada pelos parágrafos, que por sua vez são marcados por um deslocamento de 1 ou 2 cm em sua primeira linha.
c) margens regulares - O texto deve ficar o mais próximo possível das margens esquerda e direita, não ficando muito antes nem ultrapassando.
d) ausência de rasuras - Deve-se evitar a rasura, que, em alguns casos, pode inclusive anular a prova. Em caso de identificar o erro no momento em que escreve, feche o erro em parênteses e risque uma linha horizontal na metade da altura do espaço entre as linhas.

Aspecto gramatical


a) ortografia - Forma padrão de escrever as palavras.
b) acentuação - Aqui no blog tem as regras de acentuação, além de exercício. É só treinar.
c) concordância - Escrever respeitando as relações de concordância das palavras determinadas pela gramática normativa.
d) pontuação - O uso inadequado da pontuação pode comprometer o conteúdo do texto, causar ambiguidades e ideias confusas.
e) colocação pronominal - A mesóclise está, de certa forma, aposentada no português do Brasil, mas é bom saber quando deve ser usada segundo a gramática normativa: no caso de ser exigida, você escolhe entre usá-la ou mudar a estrutura da oração para que não seja mais necessária. Ex. Resolver-se-ia o problema caso as autoridades investissem... Alternativas: O problema seria resolvido caso... A solução para o problema é que as autoridades invistam... Com o investimento das autoridades em (...) o problema pode ser resolvido...
f) regência - é importante utilizar a preposição adequada para palavras e verbos de acordo com o sentido pretendido.

Aspecto estilístico


a) repetição de palavras - Demonstra pobreza vocabular. Há várias formas de fazer a coesão do texto sem repetir em termos excesso: sinônimos (cachorro - cão, canino), termos genéricos (cão - animal), pronomes, entre outros.
b) períodos longos - Dificultam o endendimento. O período deve ter um tamanho médio, entre 2 e 4 linhas, para que as informações sejam apreendidas com mais facilidade por quem lê.
c) emprego de palavras desnecessárias - Excesso de adjetivos, por exemplo, dá a impressão de encher linguiça. Só use o necessário.
d) uso inadequado de pronomes relativos (onde, quem, que, o qual, cujo, quanto)
e) presença de elementos (conectivos e expressões) típicos da língua falada - Texto formal exige linguagem formal.
f) Emprego repetitivo de palavras como: "que", "porque" e "mas" - Existe uma quantidade imensa de termos conectores e palavras que funcionam como tal. Use e abuse deles.
g) prolixidade - É usar muitas palavras para expressar pouco conteúdo. Na redação isso pode deixar o texto pouco expressivo, pois, apesar do tamanho, poucas ideias são se fato apresentadas.

Aspecto estrutural


Este aspecto é diferenciado para cada redação, principalmente se os gêneros forem diferentes. Na carta argumentativa, por exemplo, é imprescindível a presença do local e da data, do remetente, da expressão de despedida ou fechamento e da assinatura (fictícia).

VALE LEMBRAR QUE A LEITURA, QUALITATIVA E EM QUANTIDADE CONSIDERÁVEL, DE TEXTOS DIVERSOS É ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA QUEM PRETENDE ESCREVER BEM. Apenas ler, porém, não vai torná-lo um bom escritor. É preciso muito treino e muita disposição para pesquisar, perguntar, errar e acertar.

Abraço,
   Diogo Xavier

REDAÇÃO, VESTIBULAR, ENEM, DICAS, ORIENTAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!