BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sábado, 5 de setembro de 2009

Se ela não veio é porque está doente – sujeito?

Uma leitora do blog, Fernanda, levantou a seguinte questão: por que a oração citada (Se ela não veio é porque está doente) é considerada sem sujeito?


Na verdade, não se trata de UMA oração, mas duas. Não tão simples de analisar, por sinal. Isso porque elas usam recursos um pouco informais, de ênfase. “Se” e “é” estão cumprindo essa função de ênfase. Retirando esses elementos, ficaria “Ela não veio porque está doente”. O sentido seria o mesmo, apesar de perder a ênfase pretendida por quem inseriu tais elementos.


A conjunção SE é geralmente empregada em orações subordinadas adverbiais condicionais, apresentando uma condição para que a ação ou o fato da oração principal aconteça. Exemplo: Se não chover, vou à praia.
A ação expressa na oração principal (vou à praia) é condicionada ao que está expresso na oração subordinada (se não chover).


No caso da frase em questão (Se ela não veio é porque está doente), o “SE” não dá incerteza à oração principal: ela está doente, isso é fato. Logo, a oração subordinada é adverbial causal.


Agora, vamos falar do sujeito:


O que seria oração sem sujeito?


Esse tipo de oração quando não é possível atribuir a nenhum ser (concreto ou abstrato, real ou imaginário) a informação contida no predicado. Diz-se, então, que o verbo é impessoal e o sujeito é inexistente.
Os exemplos mais comuns de oração sem sujeito são o verbo “haver” com o sentido de existir e os verbos que indicam fenômenos naturais.
Ex. muita gente aqui.
Venta bastante na varanda do quarto.


Visto isso, vamos às orações:
 1ª oração: Se ela não veio – sujeito expresso: “ela”.
2ª oração: é porque (ela) está doente – sujeito OCULTO: ela.


Então, caros leitores, não temos aí nenhuma oração sem sujeito, e sim um sujeito oculto, recurso utilizado para evitar repetições desnecessárias.

Espero ter elucidado mais do que complicado.
Abraços


Diogo Xavier

Um comentário:

  1. A Língua Portuguesa tem lá suas belezas, mesmo depois de tuuudo isso, te doooodas as regras aqui exemplificadas. Bravo Dii.Parabéns!!!
    Saudades
    Att: Claudinha

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!