BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Questão de concurso - conjugação verbal

Estou criando hoje uma nova categoria de postagens, dedicada a resolver dúvidas acerca de questões de provas - concursos públicos, vestibulares etc. Que. tiver dúvida a respeito de alguma questão, pode enviar para o meu e-mail: diogoicarol@yahoo.com.br. Tentarei responder o mais rápido possível.

A questão de hoje foi retirada da prova para professor de biologia da Secretaria de Educação de PE, do ano de 2006, realizada pelo Ipad.

Questão 07. Observe a forma verbal destacada, no trecho: “Basta que sejamos seres humanos.” O verbo também está corretamente conjugado na alternativa:

A) Basta que quisermos parecer humanos.
B) Basta que venhamos a ser como os seres humanos.
C) Basta que teremos características de seres humanos.
D) Basta que dizemos a verdade aos seres humanos.
E) Basta que fizermos tudo como os seres humanos.

Antes de partir para a resolução, convém tecer alguns comentários. Pude identificar, desde quando comecei a trabalhar na área docente, que a maior dificuldade do candidato numa prova de concurso ou vestibular é a interpretação. Não falo somente das questões de interpretação de textos, mas da prova toda, de uma forma geral. Para responder uma questão, é preciso primeiro entendê-la bem, compreender o que se pede, para poder aplicar os conhecimentos possuídos na resolução. Daí a importência de ler e compreender o que se lê, habilidade que só se adquire na prática: lendo constantemente.

A questão que responderemos aqui nos dá uma frase com um dos verbos conjugado no presente do subjuntivo (sejamos), pois a expressão "basta que" exige o tempo e o modo citado. A alternativa que pretendemos encontrar é a que possui o verbo conjugado adequadamente, ou seja, no mesmo tempo e modo da frase dada pela questão.

Uma das formas de resolver essa questão é tentar identificar o tempo e o modo de cada alternativa e eliminar as alternativas incorretas, vejamos:
A) Basta que quisermos parecer humanos. Podemos facilmente identificar o modo do verbo em questão, uma vez que "quisermos" exprime uma possibilidade, algo incerto - modo subjuntivo. O tempo, porém, está inadequado, já que "quisermos" indica uma possibilidade futura, facilmente percebido se colocarmos "quando" no lugar de "basta que". Se, porém, colocássemos a expressão "é necessário que", expressão que denota tempo presente, soaria estranho, incoerente. O correto seria "queiramos".
B) Basta que venhamos a ser como os seres humanos. Mais uma vez o modo verbal é o subjuntivo. Para identificar o tempo verbal podemos empregar o "é necessário que". Dessa vez, o verbo se encaixa perfeitamente. Sendo assim, a alterativa B está correta.
C) Basta que teremos características de seres humanos. O modo aqui não é o subjuntivo, e, sim, indicativo. "teremos está conjugado no futuro do indicativo. O presente do subjuntivo seria "tenhamos".
D) Basta que dizemos a verdade aos seres humanos. Mais uma vez, modo indicativo; tempo presente, para ser mais específico. No presente do subjuntivo, a conjugação é "digamos".
E) Basta que fizermos tudo como os seres humanos. Temos, dessa vez, o verbo conjugado no futuro do subjuntivo - "quando fizermos". O correto seria "basta que façamos.

Convém observar que o verbo na primeira pessoa do plural (nós) no presente do subjuntivo possui a mesma forma do imperativo afirmativo:
façamos, queiramos, comamos, vejamos, digamos, falemos etc.

Então a reposta para a questão é a alternativa B.


Espero ter esclarecido, ao menos um pouco, a questão.
Abraços,
Prof. Diogo Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem opinião? Então escreva!!!