BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dica de livros

Pois é, as férias estão chegando, todo mundo planejando o que vai fazer. Uns pretendem viajar, outros preferem ficar em casa, fazendo nada, ou assistindo a filmes. Enfim, cada um tem suas preferências. Porém acredito que duas coisas são essenciais e não podem faltar nas férias de ninguém: uma delas é reservar momentos de silêncio e solidão para refletir sobre sua própria vida, e sobre suas expectativas etc.; a outra é a leitura. Não há dúvidas de que ler só tem a acrescentar na vida de qualquer pessoa. Eu poderia passar o dia listando aqui os benefícios da leitura. Só vou ressaltar aqui que quem pratica a leitura pode ter uma mente mais criativa, raciocínio mais rápido, um vocabulário bem diversificado e uma visão de mundo ampla e não-alienada.

Qualquer tipo de texto, desde que seja bem lidos, pode trazer esses benefícios. Porém, nas férias, nada melhor de que um romance, dentre os diversos gêneros, como policial, ficção, romântico etc. Por isso indicarei alguns livros aqui que acho interessantes.


  • Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley: foi escrito em 1932 e traz a visão de um futuro no qual o domínio quase total das técnicas do saber científico produz uma sociedade desumanizada e totalmente controlada. Apesar de ter sido escrita há tanto tempo, a obra traz questões muito atuais. Indico para quem gosta de ficção científica e para quem está disposto a conhecer uma nova ótica sobre a sociedade;


  • Auto da Compadecida - Ariano Suassuna: Foi feito originalmente para ser uma peça de teatro. Narra as aventuras de dois nordestinos, João Grilo e Chicó, numa cidadezinha do interior. Mostra muito da cultura e da religiosidade popular da região. Quem viu o filme e gostou vai gostar mais ainda do livro.



Por hoje é só, mas em breve darei mais sugestões.


Abraços


Professor Diogo Xavier

2 comentários:

  1. "Vou fazer uma indicação, que aliás... foi de presente que eu ganhei, nem sei se consciente ou inconscientemente meu irmão comprou-me um livro maravilhoso : "Crepúsculo".
    Já tô terminando de lê-lo e quero ler os livros que seguem a trama... Não vejo a hora..."

    ResponderExcluir
  2. P.S.:"E quanto as suas indicações, sobre o primeiro livro, eu ainda não o conhecia, e sobre o Auto da compadecida, ele é um clássico. Valeu as indicações."

    Claudinha

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!