BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

terça-feira, 12 de maio de 2009

A ver navios e outras expressões

A expressão "ficar a ver navios" quer dizer esperar por algo que não acontece ou por alguém que não chega. Essa expressão tem sua origem em Portugal.
Dom Sebastião, rei de Portugal, decidiu participar de uma campanha militar visando conquistar o Marrocos, atendendo ao pedido de auxílio que fez um príncipe mulçumano que disputava o domínio desse território.
O rei teria morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, muitos portugueses se recusavam a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, de onde se podia ver o mar, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a "ver navios".

Ter ouvido de tuberculoso quer dizer ouvir muito bem. Quando a pessoa sofre dessa doença, seus sentidos ficam aguçados, maximizados, inclusive a audição. Por isso "ouvido de tuberculoso/tísico" tornou-se sinônimo de ouvir bem. ERRATA: a tuberculose não melhora a audição. É possível que essa crença venha do fato de o tuberculoso ter sua audição parcialmente obstruída, o que causa uma sensibilidade maior aos ruídos do próprio corpo, causando a falsa sensação de "melhora" auditiva. Mais informações: http://tudoglobal.com/ouvindovozes/


A expressão vacas magras/ gordas remete à história bíblica de José, que interpretou um sonho do faraó. O faraó sonhou com vacas gordas e, depois, com vacas magras. José disse que isso queria dizer que o Egito passaria por sete anos de fartura (vacas gordas) e, depois, sete anos de escassez (vacas magras). Então, dizer que o tempo é de vaca magra quer dizer que é um tempo de escassez, necessidade. E período de vacas gordas é um período de fartura.

Por hoje é só.
Abraços,
Prof. Diogo Xavier

3 comentários:

  1. Prezado Amigo,

    A tuberculose não melhora a audição. Piora. Olha a explicação no site abaixo:

    http://tudoglobal.com/ouvindovozes/

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, Alfredo. Agradeço pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!