BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

terça-feira, 5 de maio de 2009

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Não deixem de curtir nossa página lá no FACEBOOK: http://www.facebook.com/minhalínguaeeu/


Nossa! Essa postagem é recordista de acessos e comentários. E eu nem esperava tanto quando a escrevi. Enfim, fico satisfeito que esteja ajudando tanta gente.

Quem estiver interessado em saber como se acentuam graficamente as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, pode conferir AQUI.

Essa classificação é fácil, mas muita gente se esquece ou se confunde. Estou aqui para resolver isso. Aí vai:

OXÍTONA, PAROXÍTONA e PROPAROXÍTONA

No português, são as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica.

Em primeiro lugar, o que é sílaba? Segundo o wikipédia, "é o conjunto de um ou mais sons pronunciados numa única emissão de voz". Exemplo: BRA-SIL -  duas emissões de voz, então, duas sílabas.

Para facilitar a classificação da sílaba palavra quanto à posição da sílaba tônica (mais forte), vamos contar as sílabas de trás para frente.

Assim, na palavra 'Brasil', a sílaba pronunciada com mais força é "sil", ou seja, a primeira de trás para frente.

Vamos às classificações:

OXÍTONA: quando a sílaba mais forte da palavra é a primeira (de trás para frente). Ex: POR-TU-GUÊS - a sílaba mais forte é "GUÊS", ou seja, a primeira de trás para frente.

PAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a segunda de trás para frente. Ex: IN-CON-SIS-TEN-TE - a sílaba mais forte é "TEN", ou seja, a segunda de trás para frente.

PROPAROXÍTONA: é quando a sílaba mais forte da palavra é a terceira (de trás para frente). Ex: PA-RA-LE-LE-PÍ-PE-DO; a sílaba pronunciada com mais força e "PÍ", isto é, a terceira de trás para frente.

Agora classifique quanto à posição da sílaba tônica as palavras:

rubrica
espelho
econômico
economicamente
oposição
escândalo
brilhantina
projeto
abrupto
opção
advogado
psicologia

Obs. Quem quiser conferir a resposta, é só olhar nos comentários.

Abraços
Prof. Diogo Xavier
Publicado em: 05/05/09
Revisado e Ampliado em: 28/10/11





P.S.: A respeito da resposta sobre a divisão silábica de "abrupto", um visitante, demostrando toda sua educação e delicadeza (quem quiser conferir é só olhar nos comentários), comentou que a divisão correta seria "ab.rup.to". De fato, pela gramática padrão, o ab, por ser prefixo, e por, teoricamente, ser pronunciado em separado de rup, deveria haver essa separação. No entanto levei em consideração a real pronúncia da língua, já que os falantes pronunciam "brup", assim como pronunciam suBLIminar em vez de SUBliminar. Em caso de aparecer questões como essa em concursos, o que eu acho difícil, já que os conceitos das provas vêm mudando positivamente, leve em consideração a gramática normativa, já que ela demora anos e mais anos para incorporar (algumas) evoluções naturais da língua.

Não esqueçam de curtir nossa página lá no FACEBOOK: www.facebook.com/minhalínguaeeu 

270 comentários:

  1. Aí vão as respostas:

    ruBRIca - paro
    esPElho - paro
    ecoNÔmico - proparo
    economicaMENte - paro
    oposiÇÃO - oxi
    esCÂNdalo - proparo
    brilhanTIna - paro
    proJEto - paro
    aBRUPto - paro
    opÇÃO - oxi
    advoGAdo - paro
    psicoloGIA - oxi

    ResponderExcluir
  2. eu não sou melhor que ninguem mais se esse anônimo ñ aprendeu nessa explicação q volte para a primeira série.

    ResponderExcluir
  3. ERRATA

    No gabarito, psicologia está como oxítona, mas na verdade é PAROXÍTONA. Psi.co.lo.GI.a

    Agradeço à anônima que me avisou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. oi prof tudo bem? mantenha este site ,ele será muito util pra mim voltei a estudar ,depois de 17 anos e vou precisar muito de revisões .

    ResponderExcluir
  5. está bom professor mas falta as monossilabas eu acho q faz parte também!!

    ResponderExcluir
  6. amei esse site...vou fazer uma prova muito importante...e consegui aprender tudo certinhu continue assim...

    ResponderExcluir
  7. OI prof! Mantenha mesmo este site, pois é de grande improtância para aqueles que não aprenderam e até mesmo pra quem já sabe e deseja relembrar. É de muita valia. Valeu um abraço Deya!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza acrescenta muito na vida acadêmica de muitos alunos,afinal,muitos concursos públicos aplicam tais matérias muitas vezes já esquecidas. Parabéns prof°.

    ResponderExcluir
  9. Ólá Profº Diogo! Também sou Profª da Lingua Portuguesa, vim te parabenizar pelo blog. Adorei! Me add para trocarmos algumas idéias: debora.interact@hotmail.com
    Abraço,
    Débora Vieira.

    ResponderExcluir
  10. nossa amei a explicação! mas nem na escola foi tao bem explicado parabens e obrigada por ter esclarecido minha duvidaa S2

    ResponderExcluir
  11. ab-rup-to, e não a-brup-to, seu burro.

    ResponderExcluir
  12. gostei muito da explicação e do exemplo ameiiii

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito da explicação, simples e direta, pois eu estava precisando dessa maneira de explicação. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. nossa! errei só na rubrica, pois estou cansado de ouvir esta palavra pronunciada com a sílaba tônica na 3° de trás para frente.

    ResponderExcluir
  15. adorei o site!Se minha professora fosse assim seria legal de mais

    ResponderExcluir
  16. Grato professor por sua ajuda, ainda tenho duvidas sobre coisas que já deviam ser passadas para mim, continue com esse lindo tarbalho!

    ResponderExcluir
  17. Muito Show parabéns professor tava esqecido disso aew

    ResponderExcluir
  18. Nossa! ajudei minha prima através deste site para o teste que ela teria no outro dia,pois estava confusa.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. otimo conceito e de facil compreensao parabens diogo

    ResponderExcluir
  20. cara gostei muito do seu blog eu estou no 1 ano do ensino médio e não sábia oq era paroxitona ,oxitôna e proparoxitôna mas graças ao seu blog já sei de tudo aperndi e acho q não vou esquecer tão cedo me ajudou muito na escola, valeu continue assim

    ResponderExcluir
  21. de verdade??? ameeei a explicaçao...me ajudou mtoo...e...tbm amei sua resposta ao delicado "bio" de 'abrupto'...

    ResponderExcluir
  22. Muito erudito, as palavras, o blog!
    Está de parabéns! Me ajudou bastante!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. foi ótimo a explicação mas faltou como acentualos fora isso ótimo parabéms!!!!

    ResponderExcluir
  24. adorei o site. professor põe explicaçoes sobre palavras que sao acentuadas pela mesma razao, ou entao exercicios pra gente prarticar, obrigado pela ajuda, abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá , Professor obrigado pelo esclarecimento ...

    ResponderExcluir
  26. Que bom que tem professores que falam a nossa língua.rshrshrshrsh Bjos ♥

    ResponderExcluir
  27. PARABENS !!! BOM SOU MARCELA E SOU ESTUDANTE NO 9 ANO E ESTAVA FAZENDO REVISÃO DE MATERIAS PASSADAS E SEU BLOG ME TIROU TDS AS DUVIDAS ! OBRIGADO

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela iniciativa em ajudar pessoas que como eu já estão fora das escolas há tempos.Adorei a maneira como explica um assunto que na escola parece tão chato. Quanto as criticas (Bio), infelizmente o Brasil esta cheio de pessoas precisando de um professor como você...rsrsrs...ainda bem que ele esta no seu blog assim tem chances de ser alguém melhor...rsrs

    ResponderExcluir
  29. PESSOAL, SOBRE A ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS, É SÓ BUSCAR NAS POSTAGENS ANTIGAS DO BLOG.

    ResponderExcluir
  30. todo esse tempo estudando nunca consegui entender como agora!!!
    Obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
  31. eu achava um bicho de sete cabeças..kkk
    nunca consegui entender como agora.
    OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  32. é muito bom professor

    ResponderExcluir
  33. OBRIGADO POR SUA AJUDA POS EU VOLTEI AESTUDAR, FAS MUITO TEMPO QUE EU PAREI HA 30 ANOS ATRAS, MUITO ABRIGADO...

    ResponderExcluir
  34. Nossa adorei! Estou revisando Português para concurso e não tinha encontrado uma regra bacana como essa Obrigada!
    Maria

    ResponderExcluir
  35. Karamba ja faz tanto tempo que terminei o ensino médio que nem me lembro mas das coisas, e para ser sincera portugues nunca foi meu forte.
    Agora com meu filho no 4º ano, nossa...obrigada mesmo, ajudou d+.

    ResponderExcluir
  36. "Deve-se evitar a rasura, que, em alguns casos, pode inclusive anular a prova. Em caso de identificar o erro no momento em que escreve, feche o erro em parênteses..."
    Encontrei essa fala professor na explicação de dissertação no próprio blog, e ta totalmente contraria ao que aprendi no colégio meu professor de português lá sempre falou que não poderia nunca, jamais colocar o erro entre parênteses por que assim estaríamos enfatizando ao leitor que erramos. Fiquei na duvida o que pode me dizer?

    ResponderExcluir
  37. JÉSSICA

    Creio que o seu professor tenha uma justificativa para o que ele afirmou.
    Eis a minha:
    Estamos falando de corretor e não de leitor. Trata-se, portanto, de um profissional, treinado para identificar os erros dos candidatos.
    Se você NÃO "destaca" o erro, o corretor intepretará que você errou e não sabe de seu erro. Já quando coloca entre parênteses, estará claro que você errou, mas reconheceu o erro, a tempo de corrigi-lo. Mas, como eu disse, só é possível corrigir quando você ainda não escreveu nada após o erro. Em outros casos, a prova pode ser anulada.
    No fim das contas, vale é a sua decisão, com base na explicação de seu professor e na minha explicação.
    Diogo Xavier

    ResponderExcluir
  38. Achei muito legal este blog, me ajudo MUITO



    Obrigado....e ñ delete esse BLOG..


    by:LISSA

    ResponderExcluir
  39. Amigo, seria legal arrumar uma palavra grafada incorretamente (4º§ - texto Oxítonas.... - "clasificação' (sic)). Acredito eu por questão de digitação. Teu blog tem contribuído muito e em vários aspectos. Abç

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito desse site ele mi ajudou obrigado e desejo q deixe esse site em pé q ele vai ajudar muitas pessoas ainda

    ResponderExcluir
  41. DEBORA CRISTINA
    OI tudo bem?
    obridado pelo seu site pois eu ja terminei meus estudo ja a um tempo
    e agora ajudo minha filha LAYLA q agora esta na escola OBRIGADA pela ajudas

    ResponderExcluir
  42. porque q a palavra rubrica nao e proparoxitona ?

    ResponderExcluir
  43. rubrica/paroxitona
    espelho/ paroxitona
    econômico/proparoxitona
    economicamente/paroxitona
    oposição/oxitona
    escândalo/proparoxitona
    brilhantina/paroxitona
    projeto/paroxitona
    abrupto/paroxitona
    opção/oxitona
    advogado/paroxitona
    psicologia/paroxitona

    ResponderExcluir
  44. gerações é uma palavra oxitóna ,paroxitona ou proparoxitona

    ResponderExcluir
  45. OI ADOREI O BLOG + ACHO Q TERIA Q TER AS MONOSSILABAS, PQ MEU PROFº DISSE Q ELA TMBM É IMPORTANTE!!!!
    + VALEU,FOI BOM PRO ENTENDIMENNTO

    ResponderExcluir
  46. AMEI MUITO FERA Q ÓTIMO
    Ó-TI-MO=PROPAROXITONA ACERTEI???
    KKK

    ResponderExcluir
  47. ADOREI!!!!!!!!!!!!
    foi + facil do q as aulas dentro da escola!!!!
    esse blog tem q continuar!!!!!
    Profº nunca delete ele eihn por favor!!!!
    kk

    ResponderExcluir
  48. irado meu..........
    adoreiiiiiiiiiii
    mano esse baguiii é otimo nota 1.000.000.000.

    ResponderExcluir
  49. acho que agora vou conseguir lembrar disso ^^

    ResponderExcluir
  50. Poxa gente muito obrigada me ajudaram bastante para a prova vlw

    ResponderExcluir
  51. MARAVILHOSO esse site , continuem assim, bjsssss!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Nossa Muito obrigado pela ajuda ^^ adorei a explicação nem na escola foi tão bem esplicado .

    ResponderExcluir
  53. bha parabéns seu glog é muito interesante .......eu estava cheia de dúvidas e seu ele me ajudou muito,para a revisão dae materias passadas..obrigado

    ResponderExcluir
  54. Muito bom mesmo esse assunto, já tinha mim esquecido,valeu pela ajuda assim não errarei mais.

    ResponderExcluir
  55. Kim bom aprendi muito com essa revisão.

    ResponderExcluir
  56. gostei do blog Diogo..e o comentario do "BIO" sobre a palavra ABRUPTO, mesmo se estiver correto você é um imbecíl (escrevi certo?)

    ResponderExcluir
  57. Muito legal a explicação as duvidas expiraram, muito obrigado pela ajuda voltarei mais veses.

    ResponderExcluir
  58. Concordo com a pergunta do anônimo que escreveu dia 10 de junho. Por que a palavra rubrica não é proparoxítona?

    ResponderExcluir
  59. Hum. . .Bom. . .Me impressionei, sou bloggueira, também, mas falo de um assunto totalmente fora do assunto LINGUA PORTUGUESA, quero dizer que, pelo seu blog, pelo o que vc escreve, por eu ver essa sua foto nos comentários, uau!Você parece bem legal, e nada bravo, pelo menos eu ACHO isso, porque, a minha pro de portug...Nunca escreveria um blog, e ela é super chata, gostaria de ter vc como professor!SE vc for legal né...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  60. obrigado pela ajuda vcs sao os craques principálmente quen respondeu
    bjus

    ResponderExcluir
  61. e tão facil e eu ñ sabia

    ResponderExcluir
  62. rubrica-paro
    espelho-paro
    economico-proparo
    economicamente-proparo
    oposição-oxi
    escandalo-proparo
    brilhantina-paro
    projeto-paro
    abrupto-paro
    opção-oxi
    adevogado-paro
    psicologia-paro

    ResponderExcluir
  63. legal estava cm dificuldade tenho 14 anos mas naum me lembrava de nada disso
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  64. mim responde se estas palavras são tônica zoológico, carteiro, rodapé,bocejo,estômago, caju.

    ResponderExcluir
  65. felipe:
    quero saber quais são as regras para suas acentuações

    ResponderExcluir
  66. ADOREI AS DICAS SOBRE AS PALAVRAS OXÍTONAS,PAROXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS,APESAR DE NÃO SER TÃO DIFÍCIL, EU TINHA DÚVIDAS...

    ResponderExcluir
  67. Oi meu nome é Marelo Halex , muito obrigado pelo exercicio professor, mas o senhor poderia passar mas exercicio sobre paro , proparo, e oxitona só para eu ter não esquecer mais ?

    ResponderExcluir
  68. GOISTEI MANEIRO PROF EU INTEMDI TUDO AI VAI NODIGRFO ch → chapéu; chuva
    lh → galho; palha
    nh → lasanha; companhia
    rr → carro; amarrar
    ss → massa; cassar
    gu → gueto; guitarra
    qu → queijo; leque
    sc → acréscimo; rescisão
    sç → cresço; nasçam
    xc → exceção;

    ResponderExcluir
  69. muito bom eu estou no 5 ano e nunca ouvi uma explicaçao tao obvia parabens!!! espero que de nao so dicas de pro pa ox ´dimaissssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Nota 10..... Agora ajuda minha filha com as suas duvidas!!!! Valeu

    ResponderExcluir
  71. huuu....seiii esse site é muito legal

    ResponderExcluir
  72. legal mesmo esse blog. pois com ele é bem mais fácil aprender lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  73. eu gostei e adorei as explicações,mais eu queria saber só o que era oxítona e não as outras palavras........obrigado...

    ResponderExcluir
  74. adorei a explicação..hauhauha
    errei só duas...vamos ver se no concurso eu me saio bem..rs..valeu
    by Tamires Menezes. GOIÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  75. oieee..
    sou professora recem entrada na escola, e aff,como é ificil relembrar de tudo na hr de preparar as aulas.Esse seu site émaravilhoso.
    Não basta saber, tem que conseguir passar para os alunos e se fazer entender.
    valew
    Abraços

    ResponderExcluir
  76. Adorei seu blog prof., pretendo prestar concurso e vai me ajudar bastante
    bjoss

    ResponderExcluir
  77. bem esclarecedor prof. Xavier
    sou a profª. Ditha de gramática, e sugiro que deixe com mais detalhes as esplicações.

    ResponderExcluir
  78. obrigada seu trabalho é uma beleza continue assim espero que vc chegue mais adiante sempre vou continuar fasendo meus trabalhos aqui

    parabens OBRIGADA
    -CARO AMIGO

    ResponderExcluir
  79. Noossa adorei esse site muito bom , sempre que eu tiver duvidas vou visitar esse site . Nota 10

    ResponderExcluir
  80. gostei bastante desse site.Vlw pela grande ajuda

    ResponderExcluir
  81. Obrigado, sua dica torna mais fácil de entender, a classificação.

    ResponderExcluir
  82. Adorei a esplicacao que voce deu.Mas gostaria que voce mandasse mais coisa o mais meu e-mail é.
    mabi_lindonapoderrosa789@hotmail.yahoo.com.br!!!

    ResponderExcluir
  83. adorei esse site me ajudou muito com todo respeito vc e um gatinho

    ResponderExcluir
  84. alguem sabe qual é a quarta classificaçao?????

    ResponderExcluir
  85. muito bom esse site esta me ajudando muito parabens

    micheli

    ResponderExcluir
  86. Palavras também terminadas em A,E e O são oxítonas!

    ResponderExcluir
  87. Nossa, muito bom o blog!
    Adorei, e me ajudou muito em concursos e provas!
    beijos!

    ResponderExcluir
  88. muito bom vai me ajudar muito no meu simulado

    bjossssss

    ResponderExcluir
  89. Olha muito obg adorei esse blog me ajudou muito muito mesmo olha vou fala pra vc que fez esse blog bom vou fala quinem a menina ali em cima n deleta esse blog vio é muito bom beijozz


    assinado: Larissa Cruz

    ResponderExcluir
  90. perfeito cara...
    obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
  91. Essa lingua portuguesa é louca mesmo:
    oxítona é proparoxítona!

    ResponderExcluir
  92. MUITO BOA EXPLICAÇÃO... FÁCIL DE ENTENDER, E DE LEMBRAR.ABRAÇO

    ResponderExcluir
  93. A regra que determina o uso do acento da palavra Félix é a mesma de qual delas e por que?
    episódios
    tórax

    Estêvão
    nós
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  94. queria saber qual e a classificação de número

    ResponderExcluir
  95. Gostei da explicação . Não me lembrava mais disso :S
    Obrigado pessoa que fez isso :D

    ResponderExcluir
  96. OBRIGADA PELA AJUDA, NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ENTENDER, MAS AGORA FICOU FÁCIL....

    ResponderExcluir
  97. Este site é excelente. Gostei muito dos comentários e das explicações. Só coloco uma questão por não ter bem a certeza: Será mais correcto dizer-se "da frente para trás" quando se começa a ler do fim para o princípio ou "de trás para frente"?

    ResponderExcluir
  98. Muito bom,me ajudou bastante!
    -
    By:TatianeMello

    ResponderExcluir
  99. muito bom esse seu bloq...
    consequi revisar muitas coisas que eu ja tinhaesquecido

    ResponderExcluir
  100. Gostei das dicas;valeu
    Marcos.

    ResponderExcluir
  101. Muito obrigada... esse site me ajudou bastante...
    até mesmo pela nova ortografia que diferenciou bastante a escrita e separações de certas palavras. Tenho um processo seletivo para engressar na faculdade, e as materias e conteudos das provas serão portugues e matematica. E portugues, com a nova ortografia, da qual ainda não havia utilizado em meu cotidiano. muito obrigada.... assim que surgirem mais duvidas entrarei no site e sempre comentando os temas aplicados aqui.

    Obrigada.

    Tairini Cunha

    ResponderExcluir
  102. Jaime:
    Nossa,muito obrigado pois tenho muita dificuldado em portugues, na prova para escrivão de policia de 2010 só reprovei nessa matéria.
    Mantenha sempre na ativa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  103. Muito Bom!!! Nuunca foi tao simples aprender!!!

    ResponderExcluir
  104. gostei mto dese site eu tive uma liçao dicasa ki era pra escrever 5 palavras Antepenúltimas(proparoxítonas),Penúltimas (paroxítona) e ultimas (oxítonas) nosa ja escrevi 5 palavras paroxítonas entrei em otro site pra procurar otras palavras!

    ResponderExcluir
  105. hai amei *-*Parabens vcs merece eu estava com mo duvida mais esta clarianda pois o meu celebro e ainda movido a manivela (obs se eu escrevi algo errado não esquenta )kk obrigada

    ResponderExcluir
  106. oii
    muito legal
    mas podia falar um pouco mas sobre
    paroxitona por favor
    obrigado!!:)

    ResponderExcluir
  107. eu gostei eu sei muito bem esse assunto mas eu vou fazer prova essa semana e resolvi estudar pq gente quem não se dá bem estudando?

    ResponderExcluir
  108. fico muito grata ao senhor, professor, pois sanei as minhas dúvidas com o conteúdo apresentado aqui.
    muito obrigada, e queria dizer que invejo os seus alunos. kkkk'

    ResponderExcluir
  109. OLÁ, PROFESSOR TUDO BEM? Estou no primeiro ano de Jornalismo e amei ter encontrado este site, pois faz tempo que não estudava e tinha esquecido de muitas coisas que, parecem bobinhas mas não são...
    bjo
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Depois de tantos anos de dificuldade para entender: Oxitona, paroxitona e proparoxina, agora foi que entendi com tanta facilidade.
    Muito obrigada pele boa explicação.

    ResponderExcluir
  111. D+!!!!! Continue assim professor,eu tenho uma prova muito importantíssima de Língua Portuguesa!!!!! Com essa sua explicação to sabendo tudo certinhooo !!!!!! Valeuuu!!! Queria ser muito seu alunooo

    ResponderExcluir
  112. oi professor, agraderço por ter achado esse site, estou precisando muito para um concurso.
    parei de estudar ha muitos anos.
    Sou de Rochedo MS.

    ResponderExcluir
  113. RUbrica
    esPElho
    ecoNÔmico
    economicaMENte
    oposiÇÃO
    esCÂNdalo
    brilhanTIna
    proJEto
    aBRUpto
    opÇÃO
    advoGAdo
    psicoloGIA

    ResponderExcluir
  114. tenho algumas dúvidas, com o acordo ortografico a palavra Clinica fica com ou sem acento?

    ResponderExcluir
  115. ewwin ,gostei mtto da explicação , mtto obgd :D:D

    ResponderExcluir
  116. GOSTEIII MUITOOO DO BLOG PARABENS...
    OBRIGADAAAAA.....

    ResponderExcluir
  117. amei o site
    e sembre bom relembra
    vou divluga
    beijos

    ResponderExcluir
  118. gostei do refrsh na minha mente, eu achava que lembrava sobre oxitonas. mas estava enganado, graças a este site eu consegui relembrar, vou fazer uma prova seletiva esta semana e precisarei disto

    ResponderExcluir
  119. achei um site muito bom, está de parabens, esse site me ajudou muito na hora da prova

    ResponderExcluir
  120. Amei esse SITE, vou ter teste amanhã com esses assuntos, e não sabia como era até q em fim eu achei!!
    vlw
    continue com esse Site, muito bom...

    ResponderExcluir
  121. Bom acho esse Blog bom está me ajudando fazer o meu dever...

    "Muito obrigada" !!

    ResponderExcluir
  122. rubrica = paroxítona
    espelho = paroxítona
    econômico = proparoxítona
    economicamente = paroxítona
    oposição = oxítona
    escândalo = proparoxítona
    brilhantina = paroxítona
    projeto = paroxítona
    abrupto = paroxítona
    opção = proparoxítona
    advogado paroxítona
    psicologia = paroxítona

    Boom, não sei se está certo, mas se estiver tá aí minha opinião ! :)

    ResponderExcluir
  123. ruBRIca - paroxítona
    esPElho - paroxítona
    ecoNÔmico - proparoxítona
    economicaMENte - paroxítona
    oposiÇÃO - oxítona
    esCÂNdalo - proparoxítona
    brilhanTIna - paroxítona
    proJEto - paroxítona
    aBRUPto - paroxítona
    opÇÃO - oxítona
    advoGAdo - paroxítona
    psicoloGIA - oxítona

    ResponderExcluir
  124. professor o senhor e demais mantenha osite falo

    ResponderExcluir
  125. Pow me ajudou muito.
    Obrigado professor abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
  126. olha e a primeira vez que abro o site mais gostei muito mais eu queria que alguem me respondece a uma pergunta. entao la vai
    como e que se separa a palavra "biceps"

    ResponderExcluir
  127. muito bom esse blog ajudou o meu filho a entender o que oxi,paro e propa.muito obrigado

    ResponderExcluir
  128. Adorei esse blog.Estou no primeiro ano do ensino médio, vim de uma escola fraca e estou com um pouco de dificuldade em língua portuguesa. Esse blog tem me ajudado a entender melhor todas essas regras de português.

    ResponderExcluir
  129. PROF. EU SEMPRE TIVE DIFICULDADE NA MINHA ADOLESCENCIA E EU ACHO Q/ ATE HOJE EU N~APRENDI A CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS, POIS SEMPRE ESTOU C/ 1 COLA, PQ/ CARREGO NA MINHA BAGAGEM DO ENSINO MEDIO E ATE HOJE N~SUPEREI.AS VZ EU JOGO AS RESPOSTA E DÁ CERTO. HOJE FAÇO FACUL. DE PEDAGOGIA NA UVA DA PARAÍBA. N~SEI COMO PASSEI NO VESTIBULAR. + VOU CONTINUAR TENTANDO ENTENDER ALGUMA REGRA.KKKK BJOS.

    ResponderExcluir
  130. Muito boa essa explicação!

    ResponderExcluir
  131. Esta perfeito para q quer aprender.

    ResponderExcluir
  132. Estou fazendo um cursinho de português e esse bolg vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  133. goistei foi do REMO meu time mais aprend com esse professor.

    ResponderExcluir
  134. obrigado pela resposta sou valdenice

    ResponderExcluir
  135. Adorei seu Blog!!!Explicação clara e objetiva!Parabéns!!Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
  136. rubrica = paroxítona
    espelho = paroxítona
    econômico = proparoxítona
    economicamente = paroxítona
    oposição = oxítona
    escândalo = proparoxítona
    brilhantina = paroxítona
    projeto = paroxítona
    abrupto = paroxítona
    opção = proparoxítona
    advogado paroxítona
    psicologia = paroxítona

    ResponderExcluir
  137. adoreiii , me ajudou bastante .

    ResponderExcluir
  138. Boa tarde! Professsor
    Sua explicação é ótima, continue assim.
    Você esta de parabéns....
    Fique Com Deus, esse dom é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  139. ADOREI ESSE SITE!!! MUITO BOMMM!!!!!

    ResponderExcluir
  140. valeu!estava estudando p/prova!acho q vou ganhar um 10..

    ResponderExcluir
  141. Muito obrigado pela esplicação prof Xavier...Tirou minhas duvidas em cheio..Espero que assim com eu vc possa ajudar outras pessoas e suas duvidas...OBRIGADA MESMO VIU!!!!

    ResponderExcluir
  142. o muito tongo....BJs Carla Santos da Silvassss.....

    ResponderExcluir
  143. eu tenho uma pergunta... brasil e oxítona ou paroxítona ??

    ResponderExcluir
  144. Liga não Prof. Segundo o Aurélio: a palavra burro significa também um indivíduo estúpido, grosseiro e ignorante que é o caso do rapazinho aí que fez a colocação tão deselegante sobre você. Afinal, ninguém é dono da verdade totalmente e sábio é aquele que possui conhecimento e que partilhar com outros. Parabéns pela sua iniciativa, me foi muito útil.
    Valéry

    ResponderExcluir
  145. Olha uma dica: não fala só de lingua portuguesa,FALA DE CIÊNCIAS,MATEMÁTICA,GEOGRAFIA coisa assim.

    ResponderExcluir
  146. REALMENTE MUITO BOM!!!POR NÃO ESTAR MAIS ESTUDANDO ACABEI ESQUECENDO OU MELHOR CONFUSA, MAS BEM EXPLICADO É SÓ DAR UMA OLHADINHA, E TUDO VEM A MEMÓRIA NOVAMENTE.PARABÉNS! PROFESSOR EXPLICAÇÃO SIMPLES E CLARA. OBRIGADA BJU

    ResponderExcluir
  147. vlw professor me ajudou a lembrar de algo urgente que havia esquecido!obrigado!

    ResponderExcluir
  148. oi sou uma menina de 11 anos 6 º serie e eu estava em duvida em paroxítona e proparoxítona mas agora eu já sei beijos e obg s2

    ResponderExcluir
  149. também concordo , seria legal falar sobre outras matérias

    ResponderExcluir
  150. gente não acabe com esse site consegui fazer meu trabalho aqui, bjs fiquem com deus

    ResponderExcluir
  151. oi professor,parabéns pela sua boa vontade de ajuda aqueles que realmente querem aprender. são dessa pessoas que o nosso país precisa, obrigado pela força me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  152. adorei tive um trabalho da escola e graças a vcs consegui

    ResponderExcluir
  153. achei muito legal esse blogue

    ResponderExcluir
  154. Mantenha o site por favor, muitas pessoas assim como eu precisamos de pequenas informações como esta. obrigada

    ResponderExcluir
  155. Obrigada por ter tirado uma duvida de minha cabeça

    ResponderExcluir
  156. bom agradeço por ter tirado duvidas esse site é bom di mais e espero que continuem assim

    ResponderExcluir
  157. oi professores,mantenham este blog porque eu voltei a estudar com 60 anos oxtonas, paroquixitos e proparoxtonas fico muito confusa mas est[a dando para entender

    ResponderExcluir
  158. Esse blog é muito bom agora eu sei onde vou estudar para os meu testes de Portugês!!!!!! tirei uma grande duvida da minha mente!!!

    ResponderExcluir
  159. passei na prova graças a você e se é você mesmo na foto do perfil você é bonito hem

    ResponderExcluir
  160. estudei minha vida toda contendo este assunto e parecia que nunca ia entra na minha mente e de repente com essa explicação tão fácil soube compreender melhor.. obrigado

    ResponderExcluir
  161. bem pratico de aprender

    ResponderExcluir
  162. muito legal, me tirou algumas dúvidas, vlw!

    ResponderExcluir
  163. estudei minha vida toda contendo este assunto e parecia que nunca ia entra na minha mente e de repente com essa explicação tão fácil soube compreender melhor.. obrigado bem pratico de aprender

    ResponderExcluir
  164. eu tinha que fazer um trabalho bem dificil e este blog me ajudou muitoo
    fee

    ResponderExcluir
  165. esse blog e 100% bom cara eu vou fala com meus amigos pra visita ele aki pra eles ver o que são professores Intgnt :)

    ResponderExcluir
  166. ruBRIca - paro
    esPElho - paro
    ecoNÔmico - proparo
    economicaMENte - paro
    oposiÇÃO - oxi
    esCÂNdalo - proparo
    brilhanTIna - paro
    proJEto - paro
    aBRUPto - paro
    opÇÃO - oxi
    advoGAdo - paro
    psicoloGIA - oxi

    ResponderExcluir
  167. ecoNÔmico - proparo
    economicaMENte - paro
    oposiÇÃO - oxi
    esCÂNdalo - proparo
    brilhanTIna - paro
    proJEto - paroAnônimo disse...

    estudei minha vida toda contendo este assunto e parecia que nunca ia entra na minha mente e de repente com essa explicação tão fácil soube compreender melhor.

    ResponderExcluir
  168. Nossa vc explicou direitinho entendi tudo brigada vc salvou eu de tirar nota VERMELHA obrigada !

    ResponderExcluir
  169. Oi professor, muito boa suas exolicações....
    assim vc. esta ajudando muitas pessoas, principalmente eu.
    agedeço.

    ResponderExcluir
  170. olá professor seu site é um maximo fala tudo o que eu presiso eu sou ótima em português mas oxitona,paroxitona e proparoxitona.obrigado,vc ajudou muito!!! :D

    ResponderExcluir
  171. sua explicação e muito boa prof. obrigada

    ResponderExcluir
  172. Gostei, me ajudou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  173. Oie Prof, tudo bem?
    Muito bom o seu blog, Parabéns! Vou fazer um concurso e estou estudando muito por aqui, pelo jeito está ajudando muita gente também.
    Mas tenho uma pequena dúvida, toda palavra acentuada onde está o acento é a sílaba tônica?

    ResponderExcluir
  174. Não sou professor mais tenho que certeza que a sílaba tônica da palavra é a que esta acentuada,onde não houver , temos que identifica-la.
    Por que a classificação da silaba tônica como
    oxítona paro.. etc, não seguem a a ordem da escrita da esquerda pra direita?Existe alguma razão para isso?

    ResponderExcluir
  175. Eu acho mais prático contar da direita para a esquerda e dizer: primeira, segunda e terceira sílaba. Mas se vc preferir contar da esquerda para a direita e identificar antepenúltima, penúltima e última, o resultado é o mesmo.

    ResponderExcluir
  176. Nossa, muito explicativo esse site. Meu filho estava com umas dúvidas nessa matéria e em alguns minutos eu peguei a matéria que eu nem entendia muito.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  177. fábrica
    cipó
    toalha
    cacto
    lâmpada
    Pará
    comércio
    tórax
    angu
    paralelepípedo
    Tocantins
    casa
    máximo
    próximo
    caqui
    me ajude por favor

    ResponderExcluir
  178. muito obrigada por me ajudara lembrar de tudo isso adorei o seu site.

    ResponderExcluir
  179. q legal eu juro que nao sabia nd de nd

    ResponderExcluir
  180. Adorei sua explicação mt boa...
    Isso me ajudou muito,
    Muito bom!!

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!