BEM-VINDOS

A língua é uma das minhas maiores paixões - seja no campo da linguística seja relativa ao paladar. Este blog está centrado na primeira opção, mas de tudo um pouco pode ser encontrado aqui: leituras deleite, dicas, tira-dúvidas, análises linguísticas e tópicos de gramática normativa, curiosidades, humor e muito mais. Está esperando o quê?! Professor Diogo Xavier

Curta e acompanhe nossa página no Facebook

FAÇA SUA BUSCA POR ASSUNTO AQUI

sábado, 21 de março de 2009

Regras de Acentuação

Não deixem de curtir nossa página lá no FACEBOOK: http://www.facebook.com/minhalínguaeeu/


Eis aí, resumidamente, as regras de acentuação das palavras do português, já de acordo com a nova ortografia.





Convém lembrar que, para entendê-las, é necessário entender ao menos um pouco de tonicidade da sílaba, dos encontros vocálicos e classificação das palavras conforme o número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba) e quanto à posição da sílaba tônica (oxítona, paroxítona e proparoxítona). 
Para oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, veja esta POSTAGEM.
Para exercitar os conhecimentos aprendidos na presente postagem, clique AQUI

Monossílaba tônica -> recebe acento se terminada em:
a, e, o, éi, éu, ói, seguidos ou não de "S"

Oxítona -> recebe acento se terminar em:
a, e, o, em, éi, éu, ói, seguidos ou não de "S"


Proparoxítona -> todas são acentuadas


Paroxítona -> é acentuada se terminada em:
L, N, R, X, PS

i, u, ã, ão, um, seguidos ou não de "S"

Ditongo, seguido ou não de "S"

Hiato -> Acentuam-se as vogais "I" e "U" tônicas dos hiatos quando:
a) estiverem sozinhos na sílaba ou forem seguidos de s;
b) Não estiverem seguidos pelo dígrafo "NH";

Obs. Quando o "I" e "U" tônicos aparecem depois de um ditongo:

* Se a palavra é paroxítona, a tônica do hiato não recebe acento.
* Se a palavra é oxítona, a tônica do hiato recebe acento.

Casos Particulares

TER e VIR -> esses verbos, na terceira pessoa do presente do indicativo, possuem duas formas de grafar: no singular (tem, vem) e no plural (têm, vêm)

CRER, LER, VER e DAR -> No presente do indicativo (3ª pessoa): crê/ creem; lê/ leem; vê/veem. No presente do subjuntivo (3ª pessoa): dê/deem


Acentos diferenciais -> Por (preposição) e Pôr (verbo)

-> Pode (presente) e Pôde (passado)

18 comentários:

  1. nossa, muito obrigada!
    eu não estava entendendo completamente NADA da minha matéria, e ISSO TUDO irá cair na minha prova
    obrigada mesmo <3

    ResponderExcluir
  2. vwl,tbm estou precisando muito disso,
    e a principal materia da mi8nha prova
    e vai me ajuda muit !!
    obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Esse site e otimoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. quero saber um modo mais faciul de aprender com o sabor e o estudo antigo que formol varias pessoas cidadãos de bens

    ResponderExcluir
  5. Gostei, só faltou vc exemplificar para melhor entendimento.

    ResponderExcluir
  6. Seu site é diversificadíssimo, divertidíssimo e muito esclarecedor parabéns.
    Ps. os "-íssimos" são poucos para classificá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu amei esse site ♥

    ResponderExcluir
  8. Obrigadaa, preciso muito disso pros vestibularees deste ano :D

    ResponderExcluir
  9. muito bom assim fica facil entender pois gramatica e dificil para mim

    ResponderExcluir
  10. To apanhado um pouco.. mas da pra entender sim.
    Estou estudando para o concurso dos correios, esta sendo de muita ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Nossa maravilhosa esta esplicação! esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. tenho uma prova amanha para uma entrevista, O sonho da mnha vida ! e a muito tempo que estudei ortografa em geral, seu blog está salvando a minha vida !!

    ResponderExcluir
  13. Oi,tirei minhas dúvidas e adorei esta página!Obrigada tenha uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  14. genteeeee, tô fazendo concursos! assim tenho meus estudos completo, mas tento fazer pro ensino fundamental. e acreditem não lembro nada sobre oxi, paro e proparo. esse site vem me esclarecendo umas coisas bem legais.

    ResponderExcluir
  15. Sou aluno do curso de Letras, com habilitação em língua inglesa e, hoje à tarde, em uma oficina de leitura e produção de texto, o professor ministrou exatamente este assunto que, graças a isto, me motivou à procurar este conteúdo que foi de boa ajuda.

    ResponderExcluir

Tem opinião? Então escreva!!!